Notícias

Entrar

Voltar Em evento de Capacitação, Técnicos do COAC/CEE-MT transmitem orientações sobre o Sistema Integrado de Processos Educacionais - SIPE


19 de Janeiro de 2023 às 20:45
José Antônio de Castro Leite Nogueira | Cuiabá


A | A

Foi realizada na última quarta-feira, 18/01, na Sala de Sessões Plenárias Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz, na sede do Conselho estadual de Educação de Mato Grosso, uma Capacitação Técnica envolvendo o Sistema Integrado de Processos Educacionais (SIPE).

O objetivo da Capacitação, que foi ministrada pelos Técnicos da COAC/CEE-MT Vania da Silva e Cristiano Borges de Brito, e que teve como público-alvo servidores da Diretoria Regional de Educação de Cuiabá (DRE), foi oportunizar orientações sobre a Instrução e Tramitação de Processos no Sistema Integrado de Processos Educacionais, esclarecendo dúvidas sobre o processo, suas alterações e atualizações.

No período da manhã, após a abertura do evento, pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, conselheiro Gelson Menegatti Filho, foram transmitidas orientações sobre o papel do Conselho no Sistema Estadual de Ensino, além de uma abordagem sobre os Atos Autorizativos e Enunciativos, Credenciamento e Mudança de Nome/Endereço de Mantida e Autorização.

Já, no período da tarde, os ministradores abordaram as temáticas da Nova Autorização, Ampliação de Oferta, Convalidação e Equivalência de Estudos, além do Cadastro de Usuário, Processos e Tramitação no universo do Sistema Integrado (SIPE), encerrando-se, por volta das 18h, com uma avaliação dos participantes.

Para a técnica do COAC/CEE-MT Vânia da Silva, que ministrou as orientações, a capacitação é um momento impar para troca de experiência e aprendizado mútuo entre os servidores. "Buscamos esclarecer as dúvidas relacionadas à aplicação da legislação e normativas educacionais, bem como a utilização do Sistema Integrado de Processos Educacionais (SIPE). Penso que atingimos os objetivos propostos", finalizou Vânia, que disse, ainda, esperar que os principais beneficiados com a capacitação sejam as unidades escolares, às quais o Conselho Estadual de Educação atende.