CEE-MT realiza programa de Capacitação de Dirigentes e Gestores Escolares

José Antonio de Castro Leite Nogueira

Toninho Nogueira

O Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso realiza, de 05/05 a 5/08/22, o Programa de Capacitação Técnica – 2022, que visa capacitar e preparar os Diretores Regionais de Educação, Coordenadores de Gestão Escolar e de Rede, Coordenadores dos Núcleos Regionais e Gestores Educacionais das redes pública e privada de ensino.

Em Cuiabá, o evento, que aconteceu na Escola Estadual Militar Dom Pedro II (Presidente Médici), foi aberto às 7h30 pelo Presidente do Conselho Estadual de Educação, Conselheiro Gelson Menegatti Filho, que abordou  o tema “O Conselho Estadual de Mato Grosso e o Sistema Estadual de Ensino”.

Em seguida, foi proferida palestra pela Servidora Vania da Silva, Técnica do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, sobre “Os Processos de Credenciamento e Mudança de Endereço das Mantidas”, tema palpitante no processo de Credenciamento e Autorização de escolas e cursos pelo CEE-MT.

Após uma paralização para o almoço, foi, ainda pela Técnica Vânia da Silva, abordado o tema “Processos de Autorização da Educação Básica, das 13h30 às 17h00, quando o primeiro dia de evento foi encerrado.

Já, no dia 06/05, pela Servidora Vânia da Silva, Técnica do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, foi feita uma abordagem dos “Processos de Nova Autorização e Ampliação de Ofertas da Educação Básica e, posteriormente, ainda pela Técnica Vânia da Silva, um enfoque dos “Processos de Mudança de Denominação das Mantidas, Mudança de Mantenedora e Desativação de Mantidas, Definitiva e Total.

No período matutino, após um intervalo para o almoço, a Técnica Vânia da Silva discorreu sobre os “Processos de Autorização da Educação Profissional Técnica de Nível Médio”, após o que foi feita, pelo Servidor Luiz Celso Novaes, do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, uma abordagem sobre o “Sistema Integrado de Processos Educacionais – SIPE/CEE-MT”, encerrando-se o evento em Cuiabá com a “Avaliação da Capacitação Técnica”, com a mediação da Técnica Vânia da Silva, do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso.

“A capacitação foi muito bem ministrada, sanando minhas dúvidas e esclarecendo de maneira simples as informações oferecidas pelos técnicos”, afirmou um dos gestores participantes do evento, que disse ter saído da capacitação com uma visão muito mais ampla a respeito do sistema.

Para a secretária do Conselho Estadual, Marly de Oliveira Campos, o evento atingiu todas as expectativas, tanto do pronto de vista da participação de gestores educacionais como no que concerne à qualidade das exposições feitas. “As abordagens feitas irão, certamente, contribuir de maneira efetiva para o dia a dia dos gestores educacionais. Podemos concluir que os objetivos traçados pelo Conselho Estadual de Educação foram plenamente alcançados”, afirmou a Secretária do CEE-MT.

Segundo o Presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, Conselheiro Gelson Menegatti Filho, o programa de capacitação é de extrema importância, na medida em que visa familiarizar os gestores com o Sistema Integrado de Processos Educacionais. “Com certeza, muitas dúvidas por parte dos gestores educacionais em relação ao sistema foram sanadas. E é exatamente esse o objetivo do programa, ou seja, preparar os Diretores Regionais de Educação, Coordenadores de Gestão Escolar e de Rede, além de Coordenadores dos Núcleos Regionais e Gestores Educacionais da rede pública de ensino para o dia a dia da organização do processo educacional”, afirmou Menegatti.

A “Capacitação Técnica – 2022” segue no interior do estado, com a seguinte programação:

- Dias 12 e 13/05: Várzea Grande

- Dias 23 e 24/05: Alta Floresta