Pular para o conteúdo
Voltar

Conselheiro do CEE-MT é eleito presidente do CEDCA

José Antonio de Castro Leite Nogueira

A | A

Aconteceu na última sexta-feira, 18, no Auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente para o biênio 2022/2023. Na oportunidade, foram empossados 32 Conselheiros Titulares e seus respectivos Suplentes, sendo 08 Titulares representantes do Poder Público, e seus suplentes, e 08 Titulares representantes da Sociedade Civil, com seus respectivos suplentes, que atuarão na proposição e fiscalização das políticas de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Eleição – Em Sessão Extraordinária realizada logo após a posse, os Conselheiros elegeram a nova Diretoria da entidade para o mandato de 2022, que ficou assim constituída: Conselheiro Mauro Cesar Souza – Presidente (GOEMT), Lenice Silva dos Santos Barbosa – Vice-Presidente (Secretaria de Estado de Segurança) e Suzy Rosely Candido da Costa – Secretária do Plenário (OMEP/BR/MT/Cuiabá).

Para o presidente eleito do CEDCA, que assume pela terceira vez a presidência do órgão, a criança e o adolescente têm sido pauta frequente das discussões, seja pelo viés da violência extrema, da supressão de direitos, seja pela falta de estrutura dos órgãos que regulam o sistema, entre outros aspectos. “Ainda temos diversos municípios que não contam com seus fundos de direitos organizados, o que representa perda de recursos para financiar projetos sociais”, ressaltou Mauro Cesar, para quem o quadro é desafiador. “Contudo, nossa expectativa é de que, junto com o governo do estado, possamos dar estrutura ao sistema, inclusive, implementando o sistema de informação da infância, ferramenta essencial para o monitoramento das ações. Outro importante ponto é a formação continuada dos atores que formam esse sistema”, finalizou o presidente.

O Presidente do Conselho Estadual de Educação, Conselheiro Gelson Menegatti Filho, representando o pensamento de seus membros, congratula o Conselheiro Mauro Cesar Souza pela eleição, desejando uma atuação firme e comprometida, assim como tem sido no CEE-MT.