Pular para o conteúdo
Voltar

Presidente do CEE-MT prestigia cerimônia na APMCV

José Antonio de Castro Leite Nogueira

A | A

Na última quinta-feira (02), em concorrida solenidade conduzida pelo Comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, Cel. Jonildo José de Assis, e que contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Educação, conselheiro Gelson Menegatti Filho, entre outras autoridades, a Academia de Polícia Militar Costa Verde promoveu a inauguração de seu novo Centro de Recargas e da nova Pista de Atletismo, que atenderá a alunos de diversos projetos sociais parceiros da instituição, além da entrega da revitalização de seu pátio.

“Nós temos mais de 9 mil crianças e adolescentes que são atendidas por vários projetos sociais da PM, de modo que a nova pista irá, com certeza, beneficiar e agregar ainda mais valor a esse esforço demandado pela instituição”, disse o comandante da Polícia Militar.

A cerimônia serviu ainda para homenagear 39 personalidades, entre civis e militares, que foram honradas com as Moedas Honoríficas APMCV, destinadas a homenagear personalidades que prestaram relevantes serviços aos processos de ensino da Polícia Militar. Entre as autoridades militares, foram homenageados, além do próprio Cel. Assis,  o coronel Daniel Lipi Alvarenga, comandante geral adjunto, e o coronel Paulo César da Silva, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT.   

Na oportunidade, o presidente do Conselho Estadual de Educação, conselheiro Gelson Menegatti Filho, um dos civis homenageados com a Moeda Honorífica, assinou o documento de credenciamento da APMCV como Escola de Governo Militar, distinção que insere a Academia no Sistema Estadual de Ensino. "É a terceira escola credenciada junto ao conselho. Temos a Escola de Magistratura, a Escola do Ministério Público e, a partir de hoje, a Academia Costa Verde, o que permitirá a produção e a certificação, com autonomia, na formação de praças a oficiais maiores sem depender de qualquer outra instituição de ensino”.

Para o comandante da PM, Cel. Jonildo José de Assis, o credenciamento da APMCV pelo CEE-MT constitui importante conquista, já que, segundo o militar, a Academia Costa Verde vem atuando na formação de líderes há mais de três décadas. "O objetivo também é forjar o caráter dos homens que estão no front, combatendo o crime e defendendo a sociedade", acentuou Assis.

Por sua vez, o comandante da Academia Costa Verde, tenente coronel Almir de França Ferraz, destacou os trabalhos realizados pela instituição na profissionalização dos agentes públicos, enaltecendo os índices de produtividade alcançados. “Nossa última turma, em 2015, formou 31 oficiais. Ao todo, foram mais de 1,9 mil formados, sendo 22 turmas e 90 mil horas aula ministradas em diversos cursos institucionais. Estamos trabalhando ainda mais pelo fortalecimento da nossa base e pelo aperfeiçoamento profissional”, destacou Ferraz.

Entre outras autoridades, representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eduardo Botelho prestigiou a cerimônia, que contou, ainda, com uma apresentação especial do Corpo Musical da PM.

(ASCOM)